Depois da elaboração das propostas para o Orçamento Participativo das Escolas (processo que decorreu no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e que implicou a elaboração de uma argumentação em defesa das mesmas assim como o pedido e apresentação de orçamentos), decorreu uma sessão de divulgação, esclarecimento e debate, na qual participaram os alunos responsáveis pelas propostas que reuniam todos os requisitos necessários.
A sessão decorreu no auditório do Centro Interpretativo, no dia 28 de abril, pelas 10:00 e foi transmitida em direto por Google meet e pelo facebook da escola (com a colaboração de alunos do Curso Profissional Multimédia), o que permitiu a sua visualização pelos alunos e professores que tiveram oportunidade de aceder à transmissão.
As propostas em debate foram:
A – “A sombra que nos protege” – 9ºB;
B – “Colocação de relógios (gestão de tempo), colocação de cabides e caixotes do lixo (funcionalidade) e a criação de uma cápsula do tempo (acolhimento)” – 12ºA;
C – “Dispensadores de água” – 12ºB.
As propostas foram habilmente defendidas, mostrando o empenho e a preparação comprometida dos alunos.
A votação decorreu no dia 29 de abril tendo a proposta C recebido 356 votos, a proposta B 299 votos e a proposta A 161 votos.
Agradece-se o empenho dos alunos envolvidos, da Associação de Estudantes, dos representantes dos alunos no Conselho Geral, das professoras de Cidadania e Desenvolvimento e da Coordenadora dos Diretores de Turma que dinamizou a implementação de todo o processo e de todos os alunos que participaram neste processo democrático.