"Jovens pela Comunidade" é uma ideia de um grupo de alunas do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. No final de um ciclo de estudos e numa fase de avaliação do percurso efetuado até aqui e de preparação para uma nova etapa das suas vidas, reconhecem o quanto a Escola contribuiu para a sua formação pessoal e social, não apenas a nível académico mas também enquanto seres humanos e na sua preparação para uma cidadania ativa e participativa. Assim entenderam que seria importante darem o testemunho do quão importantes foram as experiências que tiveram oportunidade de viver e os projetos que tiveram oportunidade de levar a cabo, no âmbito da disciplina / área de Cidadania e Desenvolvimento. O enriquecimento pessoal, a valorização dos outros e do respeito por todos os seres humanos, a consideração da importância da natureza e do ambiente e o reconhecimento do valor do nosso contributo pessoal para todas as causas prioritárias (sociais, ambientais...) foram aprendizagens concretizadas através da participação em projetos da Escola ou com instituições da comunidade. Assim, organizaram uma sessão que apresentaram a todas as turmas de 9º, 10º e 11ºs anos com o objetivo de transmitir aos colegas o seu testemunho, de os sensibilizar para uma participação mais disponível e comprometida em ações desta natureza e, essencialmente de os alertar para a importância do voluntariado.
"Jovens pela Comunidade" é um "gabinete de apoio aos alunos" que pretenderem desenvolver projetos no âmbito da cidadania ou oferecer-se como voluntários para alguma instituição, que estas alunas criaram, e onde se disponibilizam para dar todo o apoio aos colegas no desenvolvimento dos seus projetos.
A comunidade educativa congratula-se com a iniciativa destas alunas que, de uma forma tão responsável e profissional, passaram o seu testemunho aos colegas, ao longo de varias sessões entre os dias 17 e 28 de maio. Aos professores que gentilmente colaboraram, abrindo as suas aulas à apresentação das sessões, o nosso agradecimento.