09 fevereiro 2023

Cidadãos europeus comprometidos com os valores e princípios da Europa unida

A ideia da União Europeia surgiu no final da 2ª Guerra Mundial como um projeto de PAZ, com o objetivo de reconciliar os povos europeus que, ao longo de séculos, se digladiaram em guerras fratricidas.
O nosso progresso e bem estar nos últimos 70 anos foi-nos assegurado pela paz proporcionada pela Europa Unida, fundada nos princípios e valores da democracia, da liberdade, da justiça, da igualdade, do respeito pelos direitos humanos, que remontam às civilizações antigas europeias, se recuperam com os iluministas no século XVIII, se implementam com os movimentos liberais dos séc. XVIII e XIX, procuram o caminho da consolidação na segunda metade do séc. XX e resistem com dificuldade, perante um mundo cada vez mais beligerante e menos respeitador do ser humano, no séc. XXI.
Os valores democráticos são valores europeus e a Europa hoje é percecionada no mundo como elemento de paz, identidade benigna, pacificadora, defensora dos direitos humanos, que assume o papel de manutenção e construção da paz, resistindo contra forças desagregadoras e fraturantes.
Como cidadãos europeus partilhamos um espaço que defende a dignidade humana, o estado de direito, o pluralismo, a tolerância, a liberdade, a igualdade, os direitos humanos, a democracia, a justiça e, como cidadãos europeus, devemos assumir o papel de guardiães destes valores.
Ser cidadão e ser cidadão europeu é participar, é defender os valores da paz e do respeito pela diversidade, é ter uma intervenção política porque tudo o que é importante na nossa vida é decidido na política e tudo é decidido pelas escolhas políticas que fazemos.
Antes de tudo somos cidadãos e é a nossa participação cívica e política que constrói as sociedades onde nós vivemos, por isso não nos podemos demitir de participar e de defender os valores que são tão caros para a humanidade.
Estas foram algumas das ideias veiculadas na comunicação proferida pela Prof. Liliana Reis, professora da UBI e Universidade Lusófona, e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais, a que os alunos do 12º ano da Escola Quinta das Palmeiras tiveram oportunidade de assistir, no âmbito do projeto UBI*NIGHT da Universidade da Beira Interior, em parceria com Cidadania e Desenvolvimento da ESQP, Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.