04 janeiro 2026

Exposição “O grito”

No âmbito das iniciativas do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinalou a 25 de novembro, a Comissão para a Igualdade da Universidade da Beira Interior (CI-UBI) promoveu a exposição “O Grito”, uma mostra artística que resulta de trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Cinema e de Design de Moda da UBI.
A exposição “O grito”, que esteve patente na biblioteca da nossa escola, enquadrou-se no conjunto de ações promovidas pela CooLabora e por um grupo de parceiros, entre os quais se incluem a Câmara Municipal da Covilhã, o CRIA Covilhã, o MedUBI, o Grupo ELO e a Polícia de Segurança Pública.
A exposição “O Grito” aborda, através da imagem e da criação artística, a temática da violência contra as mulheres e raparigas, constituindo-se como um espaço de reflexão e sensibilização para a igualdade de género e para os direitos humanos. Foi inaugurada no dia 27 de novembro, 5ª feira, com a presença dos alunos do 12º E que assistiram à sessão de apresentação promovida pela professora Marisa Almeida, da Comissão para a Igualdade da UBI.



Voto informado sobre eleições presidenciais

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2025 tiveram lugar, no auditório do CTE, 4 "Ações de Voto Informado sobre as Eleições Presidenciais", destinadas às turmas de 11º e 12ºs anos.
Estas sessões resultaram de uma parceria com o Conselho Municipal de Juventude da Covilhã, e foram dinamizadas pelo Mestre em Ciência Política Leandro Ferreira. Estas sessões têm como objetivo promover a literacia política e incentivar uma participação cívica entre os alunos, sensibilizando-os para a importância da informação o mais completa e fiável possível sobre as eleições presidenciais, as funções deste órgão de soberania, os candidatos e as suas propostas, para que a participação cívica através do voto seja responsável e consciente.A iniciativa foi amplamente participada. Os alunos tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar a sua literacia política.



Mesa redonda “Importância da voz dos jovens”

No dia 24 de novembro, pelas 15:00,  decorreu, no auditório do CTE, uma mesa redonda dinamizada pelo Projeto "Política para futuros cidadãos", intitulada "Importância da voz dos jovens".
A mesa redonda teve a participação de 3 oradores: João Roque convidado pelo Política para Futuros Cidadãos, Francisca Crucho, coordenadora do projeto jovens com opinião e João Cristovão,  representante do Conselho Municipal de Juventude da Covilhã.
A iniciativa contou com a participação dos alunos das turmas C, D e E do 10º ano e foi uma oportunidade para os alunos refletirem e participarem num debate sobre um tema de grande importância, colocando questões aos diferentes intervenientes e ouvindo os seus testemunhos e incentivos à participação ativa na sociedade.